A pergunta mais importante é: Quem não gosta de receber brindes junto com a compra?
Quando falamos em brindes, sempre vem a memória de brindes serem distribuídos em eventos e festas, com a intenção de agradar o cliente e esperar que ele se lembre da marca. Canetas, chaveiros, blocos de anotação, são os brindes que conhecemos há um bom tempo.
Porém os brindes também podem ser usados como estratégias de marketing e vendas também, principalmente nas lojas virtuais.
Pesquisas apontam que o brinde é bastante eficaz na lembrança da marca em si, pois 86% dos consumidores afirmam que se lembram da marca ao usar o brinde. Porém, o número que realmente faz a diferença é esse: 76% das pessoas pretendem comprar novamente o produto para ganhar o brinde novamente. É nesse momento que entramos no âmbito de marketing e vendas de forma mais estratégica e lapidamos o brinde para que ele seja quase que um protagonista nesse processo.
Como oferecer o brinde?
Nos eventos presenciais, os brindes sempre são distribuídos aleatoriamente, sem um parâmetro que seja base para que saibamos se essa distribuição foi eficaz ou não.
No entanto, quando montamos uma estratégia de distribuição dentro do e-commerce, é possível parametrizar quem receberá o brinde e por que esse cliente receberá o brinde. Assim conseguimos causar uma reação do cliente de acordo com o quanto ele quer esse brinde ou não.
Separamos quatro formas de oferecer o brinde em uma compra que podem ser usadas como estratégias com objetivo e retorno:
1.Por valor: A forma mais conveniente é condicionar o recebimento do brinde de acordo com o valor que o cliente já tem no seu carrinho de compras. Por exemplo, caso ele tenha completado R$ 200,00 no carrinho, ele ganha um brinde.
2.Por quantidade: Dependendo de quantos itens o cliente tem no carrinho, ele ganha o brinde.
3.Brinde automático: todo cliente que comprar na loja, independente do valor que gastar ou da quantidade de produtos, ganha um brinde.
4.Brinde surpresa: essa estratégia pode ser usada junto com qualquer das outras estratégias: fazer suspense quanto ao que o cliente irá ganhar de brinde.
Que tipo de brinde devo oferecer ao meu cliente?
O presente precisa ser memorável e esse ponto é indispensável.
A ciência já aponta que a memória humana é muito mais eficiente quando a experiência mexe com os sentimentos e emoções das pessoas, ou seja, o consumidor lembra mais da marca quando a mesma é atrelada a alguma experiência que realmente criou nele algum tipo de sensação marcante.
Com base nisso, o brinde deve ser, no mínimo, útil: algo que o cliente poderá usar trivialmente, no dia-a-dia.
Bolsas, mochilas, copos, canudos de metal, necessaires, são itens que podem ser visualmente atraentes e também muito úteis, que estarão presentes junto com o cliente e que, o fato de serem úteis, causam uma experiência cativante e emocional, resultando na valorização e lembrança da marca.
Uma estratégia extremamente válida também é oferecer um outro produto da loja como brinde para que o cliente experimente e, caso goste, volte a comprar e então pagar por esse produto que ele ganhou anteriormente.
No final das contas: quais as vantagens comerciais que o brinde pode trazer para o meu negócio?
Bom, quando falamos sobre quais brindes oferecer aos clientes, já podemos observar duas vantagens muito importantes: além da VALORIZAÇÃO DA MARCA, também vemos a FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE e, não menos importante, a FREQUÊNCIA DE COMPRA desse cliente (lembra que 76% voltariam a comprar na loja para receber o brinde novamente?).
Na grande maioria das estratégias de vendas com brindes, o cliente precisará comprar algo para ganhar o brinde e/ou gastar uma quantia específica na loja; isso resulta no AUMENTO DO TICKET MÉDIO dos pedidos.
Existe também um impacto positivo na TAXA DE CONVERSÃO: 57% dos clientes dizem que consideram sim trocar de marca para poder ganhar o brinde anunciado, o que pode trazer mais clientes para a sua loja e, consequentemente, converter mais vendas.
Clientes novos podem chegar, também, por meio de indicação daqueles que já compraram e criaram uma memória afetiva com a loja por meio da experiência que tiveram anteriormente.
E como eu comunico os clientes sobre os brindes?
O início da compra do cliente é sempre a comunicação visual: se o cliente não souber que a loja oferece brindes, toda a estratégia criada irá por água abaixo.
É imperativo que uma boa estratégia de vendas venha acompanhada de uma excelente estratégia de marketing que engloba comunicação clara, eficiente e integrada em todos os sentidos.
Ao acessar a sua loja virtual, o cliente já precisa estar ciente que irá ganhar alguma coisa quando fizer uma compra: para que a conversão aconteça, precisa existir o interesse inicial e esse interesse precisa ser mantido até o final. Afinal de contas, o carrinho abandonado existe e precisa ser controlado.
O ideal é manter em toda a navegação do cliente o aviso de que ele pode ganhar brindes se fizer tal coisa, como por exemplo adicionar pelo menos R$ 50,00 no carrinho. Se essa informação estiver visível em todas as páginas, a todo momento o cliente será lembrado sobre isso, causando o ímpeto de adicionar produtos no carrinho e também curiosidade sobre o que ele irá ganhar.
Vamos mostrar abaixo duas formas principais de fazer isso acontecer dentro da sua loja:
1.Banners – A utilização de banners da mesma campanha em vários pontos da loja leva a informação pro cliente a todo momento. A Nerd Universe, por exemplo, utiliza banner na homepage e na página de categoria falando sobre o brinde que oferece:
Homepage:
Catálogo:
2. Aviso dinâmico e interativo – é como se você pudesse provocar o seu cliente, mostrando o que falta ele fazer para ganhar o brinde. Por exemplo, se o seu parâmetro for o valor do carrinho, o aviso deverá se adequar a quanto falta para que o cliente atinja esse valor e então ganhe o brinde.
Devo levar essa estratégia para a Black Friday?
Com toda certeza!
Oferecer brindes é um incentivo poderosíssimo para aumentar seu ticket médio e, quando a loja fica em promoção durante a Black Friday, a tendência é que o cliente tenha mais facilidade em colocar mais produtos no carrinho para poder receber o brinde.
Inclusive, você pode oferecer brindes exclusivos para a Black Friday, trabalhando também com o senso de urgência de compra do seu consumidor final 😉
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