O Kit de Produtos é uma técnica já usada há bastante tempo tanto no comércio físico quanto no e-commerce.
Mas será que os lojistas usam essa técnica de forma eficaz e eficiente? Usando todo o potencial do kit?
Como montar um kit de produtos
O kit nada mais é que um conjunto de produtos que têm usos complementares, portanto faz sentido que sejam comprados todos juntos e de uma só vez. Esses produtos agregam valor entre si e o uso intrínseco deles gera ainda mais valor para o kit em si.
Por exemplo, quando olhamos para o Boticário, vemos que são vendidos muitos kits de produtos, como o kit que vem a colônia, o shower gel e o hidratante, todos com a mesma fragrância. Ou seja, o uso desses produtos em conjunto traz um benefício para o cliente final.
Quais estratégias eu devo aplicar para usar o kit no seu maior potencial?
O kit pode ser valorizado de várias formas:
Aplique um desconto no valor final: Apesar de já serem mostrados os benefícios de comprar os produtos juntos, ainda assim é importante oferecer um benefício financeiro ao seu cliente, deixando a compra ainda mais sedutora.
Apresente os produtos juntos: É super importante também trabalhar as fotos desse kit; não basta ter fotos de cada um dos produtos, é importante contextualizar o uso desses produtos juntos.
Enriqueça a descrição do produto: Lembre-se que você estará vendendo vários produtos juntos, então faça com que a descrição desse kit fale o suficiente de cada um dos itens apresentados. Cliente final informado quer dizer que dificilmente ele irá comprar por engano, o que evita – bastante – a logística reversa.
Quais os benefícios que tenho ao vender kits com os meus produtos?
O benefício mais aparente é o aumento do ticket médio da sua loja. Se você conseguir mostrar para o cliente que compensa muito mais ele comprar um kit do que um produto sozinho, o pedido dele terá um valor maior, consequentemente.
Quando o cliente vê boas vantagens em adquirir produtos, as chances de finalização da compra são muito maiores. Quando o seu kit é bem valorizado, ele pode ser mais facilmente vendido, o que aumenta a taxa de conversão da sua loja.
Além disso, há também uma grande vantagem no valor do frete, tanto para você quanto para o seu cliente: quando dois produtos, por exemplo, são enviados na mesma caixa, o frete é bem mais barato do que se eles fossem enviados separadamente. É interessante deixar isso claro para o seu cliente na comunicação que fizer a respeito dos kits na sua loja.
Por fim, a experiência de compra se torna mais rápida e prática quando todos os produtos do kit são inseridos no carrinho de uma só vez 😉
Compensa fazer kits de produtos na Black Friday?
E muito!
A Black Friday é como se fosse um elixir: potencializa o poder das suas promoções e te dá a possibilidade de trabalhar com o apelo do senso de urgência: ofertas e promoções que tem um final e o cliente só terá o desconto dentro desse período. Aumento das conversões, conversões mais rápidas e ticket médio maior.
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