Por mais que as vendas online tenham se consolidado – e muito – desde o início da pandemia, ainda assim a necessidade de passar confiança para o cliente é grande.
Quando o cliente compra online, ele utiliza dados sensíveis na loja, como número do cartão de crédito, telefone, CPF e endereço de entrega. O cliente precisa confiar muito na loja para finalizar a compra online com segurança.
Uma das coisas que mais atribuem confiança e segurança a uma loja, além de certificados de segurança eletrônicos, é a recomendação. Quando o cliente tem a prova social de que mais pessoas estão realizando compras naquela loja, ele se sente muito mais seguro em comprar também.
Como aumentar a credibilidade da minha loja?
- Tenha reviews de seus clientes na sua loja. Você pode fazer isso utilizando alguma ferramenta de avaliação, como YourViews e TrustVox, ou até mesmo colher esses depoimentos com cada cliente e adicionar na sua loja manualmente, com a ajuda de um desenvolvedor. As reviews, além de mostrarem que as pessoas estão comprando o seu produto, também trazem feedbacks dos clientes sobre os produtos, o que influencia bastante na decisão de compra do novo cliente.
- Trabalhe as suas redes sociais. Muitos feedbacks sobre os produtos podem vir no formato de comentários nas suas fotos do Instagram, por exemplo. Quando você apresenta seu produto na rede social e dá o link da loja na bio pro cliente acessar, já é meio caminho andado para a conversão.
- Tenha um canal aberto com o cliente e que seja fácil dele falar com o seu atendimento.
- Mostre – em tempo real – que vendas estão acontecendo na loja. Se o cliente estiver navegando na sua loja e ver que mais pessoas estão comprando naquele exato momento, sua confiança aumenta e ele também dá um passo adiante na conversão. Isso pode ser feito pelo nosso app Alerta de Vendas, sem a necessidade de contratar um desenvolvedor para que faça isso na sua loja 😉
Recebi um feedback negativo, o que eu faço agora?
Se você já tem na loja um atendimento dedicado e bastante claro para os clientes, o que precisa agora é entender o que houve com esse cliente e buscar resolver o problema. Responda esse cliente, converse com ele, detecte o que de fato ocorreu e, se foi algo errado do lado da loja, faça algum tipo de retratação: conserte o erro e, se possível, agrade o cliente com algum desconto ou mimo da sua.
A resolução rápida de problemas, na maioria das vezes, é muito mais importante do que manter a loja sem reclamações; retratar-se significa que você se importa com o cliente e que o seu objetivo é que o cliente saia satisfeito no final.
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