O e-commerce tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos e essa tendência deve continuar a crescer ainda mais em 2023. Vários fatores estão contribuindo para o crescimento do e-commerce, incluindo a crescente adoção de smartphones e dispositivos móveis, a ampla disponibilidade de conexões de internet e a maior confiança dos consumidores em comprar online.
A pandemia de COVID-19 também tem um papel importante nessa tendência, como medidas de distanciamento social, fechamento de lojas e restrições de viagens, fazendo com que muitos consumidores optem por comprar online. Isso tem aumentado a demanda por compras online e acelerado a transição para o comércio eletrônico.
Durante 2021 e 2022, uma empresa de análises e avaliações de aplicativos e softwares chamada Copterra realizou uma pesquisa com 5 tendências do e-commerce para 2023.
Algumas tendências específicas para 2023 incluem:
Comércio Mobile:
Com o aumento do uso de smartphones e dispositivos móveis, espera-se que mais compras sejam feitas através desses dispositivos. Isso significa que as lojas e sites de comércio eletrônico devem ser projetados para serem otimizados para dispositivos móveis. Essa tendência é tão grande que a Amazon projetou um dispositivo eletrônico pensado justamente para fazer compras on-line: o Echo Dot, mais conhecido como Alexa. Mesmo que a maioria dos usuários da Alexa não usem para essa finalidade, a empresa decidiu apostar em um produto que como objetivo principal seria fazer compras sem sair de casa.
Prazos de Entrega:
Na questão de logística, identificou-se que para 9 a cada 10 consumidores é indispensável reduzir o máximo possível o prazo de entrega, a maioria dos participantes espera que as entregas sejam feitas em até um ou dois dias úteis.
A entrega rápida é vista como uma prioridade pelos consumidores, com 49% dos entrevistados apontando isso como um fator importante ao fazer compras online, em comparação com 33% que consideram o preço como o mais importante. Isso indica que a velocidade de entrega tem um peso significativo na decisão de compra dos clientes.
Além disso, 56% dos entrevistados afirmam que o nível de satisfação com uma loja é altamente influenciado pelo serviço de entrega, o que destaca a importância da logística rápida para as empresas.
Canais de Atendimento:
Com o aumento da competição e a disponibilidade de dados, as empresas estão se esforçando cada vez mais para personalizar a experiência do cliente. E o que se destacou mais dentro disso foram os chats ao vivo, onde você conversa com um atendimento na hora em tempo real, com base na pesquisa, o chat ao vivo é o preferido de 48% dos participantes, ultrapassando os canais tradicionais (telefone, e-mail) que somam 33% da pesquisa.
Marketing Digital:
As redes sociais estão se tornando cada vez mais importantes para as lojas de comércio eletrônico. 60% dos consumidores que participaram da pesquisa disseram que fizeram compras sob influência de anúncios pagos, dentro desses consumidores, a maioria gastaram entre R$ 100,00 e R$ 500,00 mensais nas compras.
Modelo de Assinatura:
Algo que muitas empresas já começaram a adotar é o modelo de serviço por assinatura, se inspirando pelas empresas de streaming de séries e filmes (Netflix, HBO Max, Prime Vídeo) algumas empresas de outros nichos começaram a adotar à essa estratégia, algumas outras já estão estudando como adaptar seus e-commerce para esse método. É uma estratégia que abre muitas possibilidades boas para o prestador de serviço e para os clientes, isso porque com juntamente das assinaturas vem as diferentes opções de planos, e com isso o cliente pode assinar o que realmente mais encaixa em seu negócio e você não irá oferecer um serviço igual para diferente tamanhos de empresas.
Dito isso, 94% dos participantes da pesquisa possuem alguma assinatura ativa, 92% acreditam que as empresas irão investir cada vez mais nessa estratégia, e por fim, 86% dizem que irão consumir mais das empresas que gostam caso adotem esse método por assinatura.
Você foi apresentado a cinco tendências para o e-commerce em 2023 nesse artigo, com o objetivo de inspirar as empresas a tomar decisões comerciais mais estratégicas e, assim, alcançar o sucesso.
É importante lembrar que o mercado está em constante evolução, seja em relação à tecnologia ou às necessidades do consumidor, e as empresas devem estar atentas a essas mudanças para identificar novas oportunidades de negócios com rapidez.
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