A páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes do calendário para o comércio, e o e-commerce não fica de fora desse movimento. É crucial que os lojistas aproveitem a páscoa para criar promoções e aumentar o fluxo de clientes em suas lojas virtuais.
Antes de começar a falar sobre como criar promoções, vamos olhar para alguns dados importantes.
Segundo dados da Neotrust, empresa de inteligência que monitora o e-commerce brasileiro, no ano de 2022, as vendas online durante o período da Páscoa tiveram um aumento de 8,8% em comparação ao ano anterior, resultando em um faturamento de R$ 6,5 bilhões para o comércio eletrônico no Brasil. Além disso, o número de pedidos também apresentou um crescimento de 10,6%, totalizando 12,4 milhões de compras realizadas em e-commerce.
A pesquisa também mostrou que as categorias que mais cresceram neste ano em relação a 2021 foram bombons, com alta de 137,3% no faturamento e de 251,3% no número de pedidos, e chocolates, com receita 33,7% maior e 165,5% mais pedidos que no ano anterior. O levantamento indicou ainda que, apesar do aumento expressivo na compra de chocolates e bombons, a venda online de ovos de páscoa teve queda, com redução de 22,7% no faturamento e de 17,3% no número de pedidos em comparação a 2021. Essa queda mostra a oportunidade que surge para segmentos que não são especificamente de ovos de Páscoa: o consumidor está olhando para outros produtos nesse período ao invés de apenas produtos tradicionais.
Agora você já sabe sobre as estatísticas, então vamos às dicas e detalhes de como você pode criar sua própria campanha.
Uma dica importante para criar promoções para a páscoa é oferecer descontos em pacotes de produtos. Por exemplo, com o aplicativo Kit de Produtos, você pode oferecer um desconto para clientes que comprarem um pacote de ovos de páscoa. Também ofereça descontos personalizados.
Outra opção parecida com o Kit de Produtos, é com o aplicativo Compre Junto, nele você pode criar combos de produtos que se completam ou que muitas vezes são comprados juntos, diferente do Kit, você não oferece descontos, você incentiva o cliente a fechar um pedido com dois produtos que se agregam.
Outra dica importante é criar um ambiente temático em sua loja virtual. Isso pode ser feito adicionando decorações de páscoa, como coelhos, ovos coloridos e flores. Isso ajudará a criar um ambiente agradável e atraente para os clientes que visitam sua loja virtual, você pode utilizar o aplicativo Banner Inteligente para te ajudar.
Para aumentar as vendas ainda mais durante a Páscoa, é possível oferecer produtos exclusivos, por exemplo, com o aplicativo Brinde no Carrinho, quando o consumidor atingir certo valor de compra, ele receberá um presente especial, com a temática de páscoa você tem inúmeras opções de brindes para oferecer, como coelhinhos de chocolate, canecas personalizadas, utensílios para fazer ovos de chocolate, até livros infantis relacionados.
Você também pode oferecer descontos personalizados para os clientes, com o Criador de Promoções você pode oferecer descontos progressivos que vão aumentando conforme quanto mais o cliente compra e também no formato de “Leve Mais Pague Menos” que consiste em oferecer um desconto de 100% de um tanto x de produtos ao comprar tanto x de produtos, por exemplo: “Compre 4, Pague 3”.
Também não se esqueça de usar as redes sociais para promover sua loja virtual. As redes sociais são uma ótima maneira de se conectar com seus clientes e divulgar suas promoções de páscoa. Você pode usar plataformas como Facebook, Instagram e Twitter para compartilhar fotos de seus produtos de páscoa, criar concursos e oferecer descontos exclusivos para seus seguidores. Lembre-se de usar hashtags relevantes, como #páscoa, #ovosdepáscoa e #chocolates para aumentar a visibilidade de suas postagens.
Confira algumas outras dicas que podem te auxiliar na criação de sua promoção de páscoa:
1. Incentive a compra de forma online oferecendo frete grátis.
2. Faça promoções com tempo limitado para alcançar o senso de urgência, o app Oferta Relâmpago é perfeito para isso.
3. Estude fazer parcerias com influencer para conseguir atingir um público ainda maior para sua promoção.
4. Ofereça produtos exclusivos e únicos da sua loja.
5. Invista no marketing por e-mail, existem muitas ferramentas para isso.
6. Ofereça variedades de opções, veganas, sem açúcar, chocolate amargo, branco, etc.
Lembre-se de que a chave para uma promoção de sucesso na páscoa é oferecer algo único e relevante para seus clientes. Use sua criatividade para criar promoções atraentes e diferenciadas e não se esqueça de divulgar amplamente sua campanha nas redes sociais e em outras plataformas.
Caso você tenha dúvidas ou queira fazer alguma pergunta específica, pode entrar em contato conosco por meio desses canais:
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