🎁 Como criar campanhas de Brinde no app Brinde no Carrinho Funsales

Quer criar campanhas irresistíveis com brindes automáticos na sua loja? Com o app Brinde no Carrinho, você oferece mimos para os clientes ao atingir metas de compra, usar cupons ou adquirir produtos específicos. Bora aprender a configurar?💡

 

✅ Pré-requisitos

Antes de começar, certifique-se de que:

  • Você está logado no painel da sua loja e na Funsales;
  • O app Brinde no Carrinho já está instalado;
  • Você tem uma ou mais fotos do brinde prontas.

 

🧭 Navegação inicial

1. Acesse o painel da Funsales.

2. Vá em “Meus apps” > Brinde no Carrinho > Configurar.

Na tela inicial, você verá:

  • Campanhas ativas
  • Resultados das campanhas
  • Botões para gerenciar brindes
  • Botão para criar nova campanha

Vamos passar por todos esses itens no decorrer do tutorial, então fica aqui que vai ter bolo!

 


🧸 Criando um brinde

Você pode criar o brinde antes ou durante a criação da campanha. Para criar o brinde antes da criação da campanha, siga o passo-a-passo abaixo:

 

Passo 1: Acesse “Gerenciar Brindes”

Clique em Novo Brinde.

Passo 2: Preencha os dados do brinde

  • Nome: O nome do brinde aparecerá nas opções de escolha do brinde, no carrinho e no pedido do cliente.
  • Descrição: Essa descrição não aparecerá na loja, ela ficará apenas no cadastro do brinde dentro do painel da Nuvemshop.
  • Variações: Crie as variações do brinde caso você permita que o seu cliente escolha, por exemplo, a cor do brinde, o tamanho, o formato, etc. Adicione o nome da variação (Ex: “Cor”) e depois os valores possíveis, pressionando a barra de espaço entre um valor e outro para salvar.

Passo 3: Adicione imagens

Insira imagens do brinde para que o seu cliente se apaixone imediatamente pelo presente que ele pode ganhar!

Passo 4: Salve

Clique em Salvar Brinde e seu brinde já estará pronto para ser usado nas campanhas! Ao salvar o seu brinde, você será redirecionado para a página de Gerenciar Brindes, onde você pode conferir todos os brindes que já criou na Funsales.


 

📢 Criando campanhas

Você pode criar uma nova campanha pelo botão Nova campanha ou acessar Ver todas as campanhas para gerenciar suas antigas, filtrá-las por status (ativa, agendada, finalizada) ou tipo (brinde progressivo, por cupom etc.).

Para iniciar a criação de uma nova campanha, clique em Nova Campanha e então no botão Começar:

Feito isso, inicie o passo-a-passo a seguir:

1. 🎯 Escolha o tipo de estratégia de campanha

Na nova versão do app, você inicia a criação da sua campanha escolhendo qual a estratégia de brinde dessa campanha, com um direcionamento mais claro para o restante das configurações.

Você pode escolher dentre os quatro tipos de estratégias voltadas, principalmente, para o aumento do ticket médio da loja:

  • Brinde por valor: O cliente ganha um brinde ao atingir um valor mínimo total no carrinho
  • Brinde progressivo: Brindes diferentes para diferentes faixas de valor total do carrinho
  • Brinde por produto: O cliente ganha brinde ao comprar produto(s) específicos
  • Brinde por cupom: O cliente ganha brinde ao usar um código de cupom no checkout.

 

Cada tipo de estratégia tem suas configurações próprias; confira abaixo como configurar cada uma delas:

 

🟢 Brinde por valor

Passo 1: Nova campanha
Escolha a estratégia “Brinde por valor”.

Passo 2: Defina dados básicos

  • Nome da campanha: dê um nome para sua campanha, para que você possa buscá-la na listagem de campanhas quando necessário;
  • Período: defina uma data de início da campanha e uma data final da campanha e não se preocupe em ativar e inativar a campanha manualmente!

💡Dica: Para ativar imediatamente a sua campanha, use a data de hoje e um horário anterior ao atual.

Passo 3: Configure as regras

  • Valor mínimo do carrinho: a partir de qual valor total do carrinho o seu cliente ganhará brinde(s)? Insira o valor em reais.
  • Tipo de brinde: escolhendo a opção Manual, o seu cliente precisará selecionar o brinde que ele quer para que o mesmo vá para o carrinho; escolhendo a opção Automático, o brinde já é colocado no carrinho automaticamente assim que o cliente atinge o valor mínimo da regra.

💡Importante: para campanhas de Brinde Automático, não pode haver variação no produto brinde e você poderá inserir apenas 1 brinde na campanha, uma vez que a inserção automática impede que o cliente escolhe dentre 2 ou mais brindes.

  • Quantidade de brindes: O cliente poderá escolher um brinde ou mais brindes a cada regra atingida?
  • Brindes: selecione os brindes que farão parte desta campanha, procurando pelo nome do brinde.

💡Novidade: Se não tiver criado o brinde antes da criação da campanha, não se preocupe! Você pode criar o brinde nessa mesma página, clicando em Novo Brinde.

Com as regras e dados definidos, clique em Próximo para continuar a criação da sua campanha.

Passo 4: Visual da campanha

Você pode personalizar as cores e os textos dos elementos que aparecem na sua loja ofertando o brinde. Ao escolher as novas cores e adicionar os textos, você já pode ver o preview desses elementos na tela, conferindo como ficarão na loja, se o contraste para leitura ficou bom, se o botão principal está destacado e também controlar o tamanho do texto.

Navegando nas abas superiores, você pode configurar as cores e os textos dos seguintes elementos:

  • Alerta de Brinde e Barra de Progresso;
  • Pop-up de regras;
  • e Pop-up de escolher o brinde.

Finalizando a personalização, basta clicar em Próximo para continuar a criação da sua campanha.

 

Passo 5: Resumo e ativação

O último passo é revisar todas as informações que você adicionou na campanha, para que nada aconteça fora do planejado.

Se precisar corrigir alguma informação, basta clicar em Voltar para fazer a alteração; caso tudo esteja ok, basta clicar em Salvar e a sua campanha de Brinde por Valor estará pronta!

Ao salvar, você será redirecionado para a página de Todas as Campanhas e poderá conferir sua nova campanha.

Um ponto muito legal é que atribuímos cores diferentes para as campanhas dependendo do status delas, para que fique visualmente fácil de interpretar a situação geral das suas campanhas:

Verde: campanha ativa e em vigência;
Laranja: Campanha agendada, ou seja, ela está ativa mas ainda não chegamos na data que você configurou para o início da campanha;
Rosa: Campanha finalizada, ou seja, essa campanha já passou da data final que você configurou para ela;
Azul: Campanha pausada a campanha está dentro do período de vigência, porém está pausada e não aparece na loja.
Cinza: Rascunho, quando você começa a configurar uma campanha mas por algum motivo parou e fechou a aba do navegador; quando você voltar, poderá continuar a configuração do ponto que parou, pois salvamos o rascunho da campanha para você.


 

🔁 Brinde progressivo

Parecido com o brinde por valor, mas com várias faixas de valor, fazendo com que o cliente vá desbloqueando mais brindes de acordo com o aumento do valor final do carrinho.

Passo 1: Nova campanha
Escolha a estratégia “Brinde Progressivo”.

Passo 2: Defina dados básicos

  • Nome da campanha: dê um nome para sua campanha, para que você possa buscá-la na listagem de campanhas quando necessário;
  • Período: defina uma data de início da campanha e uma data final da campanha e não se preocupe em ativar e inativar a campanha manualmente!

💡 Dica: Para ativar imediatamente a sua campanha, use a data de hoje e um horário anterior ao atual.

Passo 3: Configure as Regras

  • Brindes cumulativos: escolha qual é a mecânica da liberação dos brindes
    – Cumulativos = cliente ganha todos os brindes de faixas atingidas
    – Não cumulativos = só ganha o brinde da faixa mais alta atingida

 

  • Crie as faixas de valores: Ex: R$50 → brinde A | R$100 → brinde B | R$199 → brinde C

💡 Dica: Para criar novas faixas de valor, clique em Nova Faixa de Valor

Com as regras já configuradas, avance para o próximo passo, que é a personalização de cores e textos, bem como a verificação das informações na tela de resumo da campanha, clicando no botão Próximo. Se tudo estiver ok, basta clicar em Salvar Campanha, seguindo o mesmo processo que temos no Brinde por Valor.

 


 

📦 Brinde por produto

O cliente ganha um brinde ao comprar um produto específico.

Passo 1: Nova campanha
Escolha a estratégia “Brinde por Produto”.

Passo 2: Defina dados básicos

  • Nome da campanha: dê um nome para sua campanha, para que você possa buscá-la na listagem de campanhas quando necessário;
  • Período: defina uma data de início da campanha e uma data final da campanha e não se preocupe em ativar e inativar a campanha manualmente!

💡 Dica: Para ativar imediatamente a sua campanha, use a data de hoje e um horário anterior ao atual.

Passo 3: Configure as Regras

  • Selecione o(s) produto(s) que desbloqueiam o brinde: qual produto o cliente precisa comprar para ganhar o brinde? Procure os produto pelo nome.
  • Escolha o(s) brinde(s) que serão dados: qual brinde será desbloqueado quando o cliente comprar os produtos da campanha? Procure os brindes pelo nome.

💡 Importante: É possível ter vários produtos ativando o mesmo brinde, mas o limite de brindes por carrinho nessa estratégia é 1 brinde. Ex: se tiver no carrinho dois produtos participantes da mesma campanha, apenas 1 brinde será desbloqueado.

Com as regras já configuradas, avance para o próximo passo, que é a personalização de cores e textos, bem como a verificação das informações na tela de resumo da campanha, clicando no botão Próximo. Se tudo estiver ok, basta clicar em Salvar Campanha, seguindo o mesmo processo que temos no Brinde por Valor.

 


 

🎟️ Brinde por cupom

O cliente ganha o brinde ao usar um código de cupom no checkout.

Passo 1: Nova campanha
Escolha a estratégia “Brinde por cupom”.

Passo 2: Defina dados básicos

  • Nome da campanha: dê um nome para sua campanha, para que você possa buscá-la na listagem de campanhas quando necessário;
  • Período: defina uma data de início da campanha e uma data final da campanha e não se preocupe em ativar e inativar a campanha manualmente!

💡 Dica: Para ativar imediatamente a sua campanha, use a data de hoje e um horário anterior ao atual.

Passo 3: Configure as Regras

  • Atribua um código para o cupom (ex: GANHEALMOFADA);
  • Escolha o brinde que será desbloqueado por esse cupom.

⚠️ Importante: Nesse tipo de estratégia, você pode escolher apenas um brinde por cupom e esse brinde não pode ter variações.
⚠️ Importante: Campanha limitada a 1 uso por cliente.

⚠️ Importante: Esse tipo de campanha não tem personalização visual, pois o brinde entra direto no checkout.

 

Com as regras já configuradas, avance para o próximo passo, que é a verificação das informações na tela de resumo da campanha, clicando em Próximo. Se tudo estiver ok, basta clicar em Salvar Campanha.


 

🛟 Precisa de ajuda?

Se tiver dúvidas na criação de brindes ou campanhas, fale com o time Funsales pelo botão de suporte dentro do nosso painel ou via WhatsApp.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *