Dezembro começou e todo o mundo já está se preparando para as comemorações de Natal, comprando presentes e planejando as festas.

E você, já começou a se preparar para as vendas de Natal?

O Natal é uma das datas mais importantes para o e-commerce, pois existe uma grande quantidade de pessoas comprando vários presentes ao mesmo tempo. É a chance das lojas colocarem em prática não só suas estratégias de marketing, mas também promoções que sejam atrativas para os clientes, ainda mais por se tratar de presentes para pessoas queridas

Além disso, o Natal é uma data extremamente visual: as luzes, cores e elementos chamam muito a atenção e, por conta de todo o contexto, acabam trazendo para as compras também um sentimento mais íntimo, mais cativante. 

Nesse artigo iremos dar dicas sobre como trazer toda essa experiência para dentro da sua loja virtual

 

Banners

Quando falamos em ofertas, não podemos deixar de lado o planejamento de como essas ofertas serão expostas para os seus clientes. Não basta ativar um desconto na sua loja, você precisa comunicar esse desconto aos seus clientes

 

E como fazer isso?

A forma mais eficaz é utilizando os espaços de banners do seu layout. Mas antes de entrarmos em detalhe sobre cada banner, é muito importante considerar que a sua campanha inteira deve estar sincronizada, ou seja: monte todas as peças com a mesma identidade visual. Isso é importante porque o nosso cérebro memoriza melhor as informações quando há algum tipo de repetição e, nesse caso, a repetição seria a própria identidade visual. 

 

Homepage

Na home temos o que chamamos de Banners Rotativos, ou Banners Full. São os banners grandes, que ficam logo abaixo do menu da loja. 

Esse banner tem um grande impacto para o cliente quando ele acessa a primeira página da loja, pois é a primeira coisa que ele vê. Ter informações ali da sua oferta é essencial e vai engajar o cliente. 

Esse local de banner é sempre padrão em todos os layouts, seja em temas prontos da plataforma ou em layouts personalizados.

 

 

Página de catálogo

Quando falamos em página de catálogo, ou Página de Categoria, raramente pensamos em colocar ali um banner. Diferente do banner full, inclusive, é raro em temas prontos ter espaço para banners que ilustram a categoria da loja. Caso o seu layout não tenha esse espaço, você pode usar o app Banner Inteligente, que proporciona a subida desse tipo de banner sem precisar editar o código da loja.

Um exemplo do uso do banner de categoria para o Natal é reforçar nesse banner a promoção vigente para aquela categoria. Ele serve como reforço, caso o cliente tenha entrado na loja pela homepage, mas também serve como primeira informação caso o cliente tenha entrado na sua loja diretamente na página dessa categoria

Além disso, apenas 10% a 15% das pessoas entram na loja pela homepage, então não arrisque deixar a informação exclusivamente no banner da home. 

 

 

Página de produto

O banner na página de produto também supre a demanda de informações de quem entra na loja por essa página além de reforçar a informação da oferta caso o cliente já tenha visto outros banners anteriormente. 

Na página de produto, seguindo o fluxo de experiência do usuário, o banner pode ser mais sucinto, mas ainda assim manter a identidade visual:

 

 

 

Páginas de busca

Atualmente, cerca de 43% dos visitantes de uma loja online clicam imediatamente na barra de busca e, para destacar ainda mais a importância desse campo, estudos apontam que os clientes que usam a busca tem 8x mais chances de finalizar a compra do que usuários que não usam a busca.

Hoje em dia, 70% das buscas feitas em e-commerces não trazem resultados relevantes com sinônimos de palavras e 20% acabam em uma página de busca vazia. Nessas situações, quando o cliente não encontra o que procura, dois resultados insatisfatórios já o fazem abandonar a loja e até mesmo contribuem para que ele compre no concorrente. 

As páginas de resultado de busca, apesar de terem essa carga de importância, são muito pouco trabalhadas no e-commerce e precisamos olhar mais para elas. Ter um banner nessas páginas faz com que você, lojista, ainda tenha uma chance com esse consumidor: o banner pode ter um apelo que atraia a atenção do cliente, evitando que ele saia da loja e, melhor ainda: pode resultar em uma venda que não existiria se esse banner não estivesse ali.

Na página de busca que traz resultados, você pode reforçar a campanha que está em vigência, como no exemplo abaixo:

 

 

Já na página onde a busca retorna um resultado vazio, o ideal é você conversar com o seu cliente, dessa forma: 

 

 

 

 

Banner topo

Esse é um dos locais de banner mais importantes do e-commerce, uma vez que ele se mantém em todas as páginas da loja e será visualizado pelo usuário diversas vezes durante sua estadia na loja. 

Ele fica acima do cabeçalho e, apesar de ter um espaço reduzido, ainda assim pode conter um CTA (Call to Action, que é o botão do banner) que leva o cliente diretamente para as promoções, de qualquer lugar da loja

A montagem desse banner deve considerar qual é a informação mais importante da sua promoção, para que ela consiga chamar a atenção do usuário de forma direta e eficiente

 

 

 

Lembrando que, caso o seu layout não permita que você insira banners nesses locais estratégicos, você pode usar o app Banner Inteligente.

 

Cronômetro Regressivo

Quando falamos em datas sazonais, já sabemos que elas tem um fim e, consequentemente, as promoções atreladas a essas datas também precisam ter um fim.

Ter o cronômetro regressivo faz com que o cliente esteja 100% ciente de que ali na frente ele não vai mais poder comprar o produto com aquele desconto. Assim, além de dar destaque para a sua oferta, você também faz a conversão ser mais rápida, exatamente por conta do tempo e do senso de urgência da contagem. 

Assim como os banners, o contador pode estar em vários locais da loja, com o mesmo objetivo: lembrar o cliente – a todo momento – que os produtos estão em oferta e que ele não pode perder essa oferta. 

O ideal é combinar o uso do full banner, por exemplo, com o cronômetro nas vitrines, como mostramos abaixo:

 

 

Você pode usar os cronômetro no topo da loja e reforçar a promoção relâmpago com os banners de categoria e busca também:

 

 

 

E até mesmo dar um destaque ainda maior na sua homepage: criar uma vitrine destacada com todos os produtos que fazem parte da oferta e adicionar um cronômetro ali mesmo, onde o cliente consiga enviar os produtos para o carrinho sem precisar sair da página:

 

 

 

 

Lembrando que é importantíssimo que o cronômetro finalize a oferta assim que chegar no zero, para que não haja problemas com compras fora do período. 

Você pode aplicar esse contador regressivo com o app Oferta Relâmpago: no app você cria a oferta, configura o visual dos contadores, os locais onde irão aparecer e também programa as datas de início e final da oferta, para que tudo aconteça automaticamente

Temos dois templates novos de natal para os cronômetros, é só acessar o nosso painel e conferir!

 

E se eu quiser combinar estratégias de destaque?

É uma ideia genial!

Assim como você pode combinar os banners e o cronômetro pela loja, você pode também fazer isso com promoções de brindes, por exemplo. 

O app Brinde no Carrinho já traz várias opções de onde comunicar o seu cliente sobre os brindes, mas os banners podem potencializar ainda mais essa comunicação.

Usando o banner full, você consegue deixar as regras dos brindes ainda mais em evidência, além de reforçar a lembrança do cliente também sobre qual brinde ele irá ganhar ao comprar na sua loja:

 

 

É importante lembrar que estratégias com Brindes podem aumentar o seu ticket médio e também aumentar a sua taxa de conversão, então é um tipo de oferta que cabe muito bem no período de Natal 😉

 

 

 

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