Muitos lojistas acreditam que o ano para o varejo online acaba na Black Friday. Mas isso não é verdade. O Natal também é uma excelente data para divulgar seus produtos e serviços e manter um bom volume de vendas mesmo após a Black.

 

Em 2021 o crescimento do E-commerce no Natal foi de 58% em relação a 2020, totalizando R$ 4,5 bilhões em vendas entre 10/12 e 24/12. Além disso, o Ticket Médio dos pedidos foi de R$ 489,00, valor 6% maior do que o do Natal de 2020, o que dá um bom parâmetro do quanto o consumidor está disposto a gastar com presentes (para si e para os outros) nesta data.

 

Planejar e executar boas Campanhas de Marketing poderá – e muito – contribuir para o aumento das vendas do E-commerce nesse período, e as empresas que se dedicam a isso sempre saem na frente. Mas o que você pode fazer?

 

Para te ajudar listamos 5 Ações de Marketing para sua loja virtual vender mais neste Natal. A seguir, mostramos o que você pode fazer para que sua campanha de Natal traga mais resultados. Coloque em prática essas dicas para se destacar da concorrência. Dá uma olhada:

 

1. Destaque sua Loja com um Visual Temático 

Imagine a seguinte situação: você e sua família estão passeando pelo shopping em dezembro e todas as lojas estão enfeitadas no clima natalino com luzes, Papai Noel, etc. 

Além disso, as vitrines também estão diferentes e mais destacadas, com adesivos e cartazes chamando a atenção para os principais produtos da loja e principalmente opções de presentes.

Agora eu te pergunto: Por quê na sua Loja Virtual seria diferente?

Invista em um layout que deixe seu cliente se sentindo imerso no clima natalino como em uma loja física. Você também pode fazer isso inserindo banners em todas as páginas da loja, comunicando para o cliente os seus diferenciais e principais condições comerciais nesta data. Além disso, é possível gerar senso de urgência com cronômetro regressivo e destacar suas principais promoções criando vitrines personalizadas com seus produtos, assim como no exemplo abaixo:

 

app-oferta-relampago-nuvemshop-funsales

 

2. Ofereça Brindes para o seu Cliente 

Em uma época do ano em que ganhar e receber presentes é muito comum entre amigos e familiares, já imaginou como o seu cliente se sentiria recebendo um mimo? 🎁

Além de melhorar o relacionamento com seus clientes, gerar lembrança de marca e fidelizar sua base de compradores – o que já são motivos o suficiente para oferecer brindes – essa estratégia pode ser utilizada para aumentar o seu ticket médio, visto que há a possibilidade de condicionar o ganho de um brinde de acordo com o valor da compra.

Ex.: Todos os clientes que comprarem na loja ganham brinde, MAS, quem comprar acima de R$150,00 ganha um brinde melhor ou então 2 brindes! 🤩

Legal, né?

Veja como a Loja Nerd Universe, um dos maiores e-commerces da plataforma Nuvemshop, utiliza essa estratégia:

app-brinde-no-carrinho-funsales-nuvemshop

App utilizado: Brinde no Carrinho

 

3. Use as Redes Sociais para engajar seu Público

Não é de hoje que as redes sociais estão em crescimento acelerado. Há anos elas estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros, que passam em média 3 horas e 42 minutos por dia conectados.

Existem aquelas mais comuns para os lojistas que já fazem algum trabalho de marketing digital, como o Facebook e Instagram – e que devem continuar sendo muito exploradas para geração de resultados – mas existem alguns recursos específicos e redes que estão muito em alta que podem ser utilizadas em seu negócio:

 

TikTok e Instagram Reels 

O formato queridinho do momento se popularizou principalmente por conta das famosas dancinhas e memes em vídeos curtos. A rede social chinesa TikTok teve uma explosão de aderência nos últimos tempos e já alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês 😲

O tipo de conteúdo visto com mais frequência na plataforma faz com que o seu principal público seja de adolescentes e jovens: entre 10-19 anos (32,5%), entre 20-29 anos (29,5%), entre 30-39 anos (16,4%), entre 40-49 anos (13,9%), + 50 anos (7,1%). Fonte: Comscore. 

Você pode criar vídeos divertidos da sua empresa, apresentando seus produtos e serviços, bastidores, criar campanhas, enquetes, lives e até mesmo fazer ações em parceria com influenciadores que já produzem conteúdo para essa rede. Lembre-se: você não precisa necessariamente fazer dancinhas para ter um bom perfil no TikTok.

Vale ressaltar que criar conteúdo nas redes sociais auxilia muito na geração de credibilidade do público com a sua marca, o que impacta diretamente na Taxa de Conversão do E-commerce.

Seguindo a tendência de entretenimento rápida através de vídeos curtos e bem humorados criados pelo Tik Tok, o Instagram lançou o recurso “Instagram Reels”, com o claro objetivo de competir com a rede vizinha.

O formato, os efeitos, o tipo de conteúdo e até mesmo o potencial de viralização são muito semelhantes ao TikTok, tudo isso para incentivar os criadores de conteúdo a optarem por essa ferramenta.

Quanto ao Instagram Reels, a dica principal é: produza conteúdo de qualidade enquanto o alcance orgânico deste formato está em alta!

Praticamente todas as vezes em que um novo recurso é lançado no Facebook ou Instagram (isso aconteceu com vídeos, carrosséis, stories, lives, entre outros), o algoritmo entrega os conteúdos criados nesse novo formato para um número maior de usuários de forma orgânica!

Resumindo: aproveite e use do Reels para crescer o seu perfil e engajar com seus seguidores enquanto é possível fazer isso de uma forma barata. Saiba mais sobre como vender no Instagram

 

4. Dê Sugestões de Presentes 

Quem nunca precisou comprar um presente para uma pessoa querida mas ficou em dúvida na hora de escolher o melhor produto? 

Pois é, essa também é uma dor do seu cliente.

Por isso é uma estratégia muito assertiva mostrar para as pessoas que entram em sua loja quais produtos ela pode comprar para presentear alguém. 

Você pode destacar suas principais promoções através de banners e vitrines temáticas para chamar a atenção do usuário aos produtos que tenham maior margem ou disponibilidade de estoque.

Além disso, é possível montar Combos de Produtos e exibi-los logo na página inicial do site. Dessa forma, logo que o cliente entrar na loja ela verá quais são as suas sugestões de presentes de maneira aplicada e ilustrativa.

App utilizado: Compre Junto

 

5. Monte Kits de forma estratégica

Além de simplesmente sugerir presentes aos seus clientes, você pode montar Kits com produtos que se complementam para fomentar uma compra ainda maior. Além de facilitar a navegação do usuário no site (já que ele compra vários produtos com um só clique), essa ação aumenta a sua Taxa de Conversão e Ticket Médio dos Pedidos.

Logo acima neste artigo fizemos a comparação entre loja física e virtual para falar de layout, e aqui não é diferente. O comércio físico geralmente monta kits de presentes justamente para fazer com que o cliente compre mais produtos no mesmo pedido, logo, aumenta-se o faturamento do negócio.

Pensa comigo: 

Se você tiver 10 pedidos com sugestões de presentes que deu para os seus clientes no valor de R$ 100,00, sua receita será de R$ 1.000,00;

Mas, se você tiver 10 pedidos com sugestões de presentes que sejam KITS com vários produtos no valor de R$ 250,00, sua receita será de R$ 2.500,00.

Ou seja, com os mesmos 10 pedidos, você conseguiu aumentar em 150% sua receita, a única diferença entre eles é que você vendeu Kits de Produtos ao invés de itens unitários. 😉

Dá uma olhada neste vídeo para aprender mais sobre como você pode utilizar a estratégia de Kits na sua Loja Virtual:

 

E aí, curtiu as nossas Ações de Marketing para o Natal

Agora é hora de colocar a mão na massa e colocar em prática essas dicas para fazer o seu E-commerce decolar neste fim de ano 🚀

E se você quer turbinar sua Loja Virtual com os melhores apps de Marketing para Nuvemshop, é só contar com as ferramentas da Funsales.

Teste por 7 dias grátis!

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *