Com o Dia das Mães se aproximando, muitas pessoas começam a procurar presentes especiais para essa data tão importante. E com a crescente popularidade do comércio eletrônico, o e-commerce se tornou uma opção cada vez mais popular para as compras do Dia das Mães.

O Dia das Mães é comemorado dia 14 de Maio, e é uma das datas mais relevantes para o e-commerce no Brasil, ocupando o terceiro lugar no ranking das datas mais lucrativas, ficando atrás apenas do Natal e da Black Friday. 

Nesse artigo vamos mostrar que você não pode deixar essa data passar em branco no seu e-commerce 😉

 

O que os números do Dia das Mães nos dizem?

O e-commerce teve um papel de destaque nas vendas do Dia das Mães de 2022, com as pequenas e médias empresas registrando um aumento de 6,8% no faturamento online em relação a 2021, alcançando um montante total de R$ 142 milhões. Esses dados foram obtidos por meio de uma pesquisa realizada pela NuvemShop, plataforma líder em comércio eletrônico na América Latina, que conta com mais de 90 mil lojas virtuais ativas, em sua maioria pertencentes a pequenos e médios empreendedores.

As promoções de Dia das Mães são oferecidas por uma ampla variedade de lojas e empresas. Elas podem incluir descontos em produtos específicos, pacotes promocionais, brindes e até mesmo sorteios. 

Uma das maiores vantagens de aproveitar essas promoções é a economia de dinheiro. Comprar um presente para o Dia das Mães pode ser caro, especialmente se você está procurando algo realmente especial. Mas com as promoções, é possível economizar uma quantia significativa de dinheiro em presentes de alta qualidade.

De acordo com o estudo realizado pela Behup, uma empresa especializada em análise do comportamento humano, de uma amostra de 800 indivíduos, 26% planejam presentear suas mães com peças de vestuário, enquanto que 24% têm a intenção de oferecer fragrâncias e perfumes como presente. 

A pesquisa também destaca outras opções populares, como flores, chocolates, sapatos, vales-presente e eletrônicos. Cada um desses produtos apresenta diversas oportunidades para obter valiosas informações de vendas. Não importa em qual segmento seu negócio atue, é possível criar promoções, campanhas e pacotes personalizados de sucesso para o Dia das Mães. 

Mesmo o dia sendo das ‘mães’, não são só elas que ganham presentes. Elas são a maioria representadas por 73% dos presentes comprados, porém outras mulheres também estão presentes na lista, sendo elas: Esposas ou namoradas, que representam 19% dos presentes dados no Dia das Mães, seguidas pelas sogras, que correspondem a 17%. As avós vêm em terceiro lugar, com 11%, seguidas pelas tias, que representam 7%. As filhas ou enteadas estão em quinto lugar, com 6% dos presentes, seguidas por amigas, com 5%, e madrinhas, com 4%.

O objetivo dessas pessoas é homenagear o papel materno desempenhado por elas. Por isso, é possível criar campanhas que abordam esses aspectos e celebram a diversidade do público mencionado.

 

Veja estratégias e dicas de como fazer dessa data comemorativa um total sucesso:

Começando pelas promoções, as ofertas exclusivas são uma ótima maneira de atrair os clientes e incentivá-los a comprar. Você pode oferecer brindes, descontos progressivos, ofertas por tempo limitado, e os aplicativos Brinde no Carrinho, Desconto Progressivo e Oferta Relâmpago são feitos justamente para atender essa necessidade em seu e-commerce, facilitando o processo de configuração das suas campanhas de marketing e aumentando as vendas da loja.

Desconto Progressivo:

 

O segundo passo é oferecer uma experiência personalizada, quando o cliente entrar na sua loja ele precisa ser lembrado o tempo inteiro que está rolando uma promoção ali. O Banner Inteligente é perfeito para isso, com ele você consegue adicionar banners em diversos locais da sua página, fazendo com que o cliente nunca se esqueça da promoção. Você também pode utilizar o Alerta de Vendas, e esse aplicativo vai além das promoções – Ele trás a funcionalidade de mostrar alertas dos produtos comprados recentemente por outros clientes.

Banner Inteligente:

 

 

Você também pode oferecer combos de produtos, os nichos de maiores sucessos no Dia das Mães são: Roupas femininas; Maquiagens; Perfumaria; Sapatos; Jóias e acessórios, sabendo disso você pode criar por exemplo um Kit com itens de maquiagem: uma base, pincéis e blush. Você também pode oferecer produtos conjuntos que não necessariamente são do mesmo nicho mas que fazem sentido, como por exemplo: uma blusa, colar e brinco.

Se você quer oferecer essas opções em sua promoção mas pensa que é difícil fazer tudo isso, a Funsales tem a solução: Os aplicativos Kit de Produtos e Compre Junto são perfeitos para os casos! Com o Kit você pode oferecer o combo, com desconto, para ficar ainda mais interessante para os clientes, e com o Compre Junto você oferece os produtos levando em conta um preço melhor do que se o cliente comprasse os itens separados.

Kit de Produtos:

Porém não basta você focar somente no seu site, você precisa caprichar na divulgação em outras mídias, como por exemplo divulgar no Instagram, Facebook e até mesmo E-mail Marketing, uma ótima forma de impactar por e-mail que já é seu cliente. Se você quiser ir ainda mais a fundo, pode investir em anúncios pagos do Google. 

Algo muito importante é a otimização do seu site para dispositivos mobile, hoje em dia é realmente indispensável sua loja virtual ser 100% utilizável em celulares e tablets, até porque grande parte das vendas são feitas justamente por esses aparelhos. 

Fique atento também ao estoque de seus produtos: muitos clientes deixam para fazer as compras do Dia das Mães por última hora, o que pode acarretar em um número grande de pedidos para o final da promoção, e você deve estar preparado para lidar com um grande volume de pedidos de última hora.

 

Não vai deixar essa data passar batido, né?

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico, durante a pandemia as pessoas ficaram confortáveis para fazer compras on-line, e como herança desse hábito, nos dias atuais os lojistas eletrônicos têm uma grande oportunidade para maximizar as vendas para e-commerce neste período. Para obter sucesso neste Dia das Mães, os lojistas devem estar preparados para lidar com um grande volume de pedidos de última hora e oferecer uma experiência de compra personalizada e agradável para os clientes.

Promoções exclusivas, marketing por e-mail, otimização de site para celular e uso de mídias sociais para promover ofertas são algumas das táticas que os lojistas podem utilizar para atrair mais clientes e aumentar as chances de vendas.

No entanto, é importante lembrar que a qualidade do atendimento ao cliente e a experiência de compra geral também são fatores-chave para o sucesso nas vendas do Dia das Mães. Os lojistas devem garantir que seus clientes sejam bem atendidos e que recebam seus produtos dentro do prazo, para fidelizá-los e aumentar a probabilidade de retornarem em outras datas comemorativas.

Confira os APPs Funsales:

 

Caso você tenha dúvidas ou queira fazer alguma pergunta específica, pode entrar em contato conosco por meio desses canais:

E-mail: atendimento@funsales.com.br
WhatsApp: +55 14 99793-1368

 

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