Você já notou como a moda é um espelho da sociedade? Por meio de suas cores, estilos e tendências, ela expressa como nos sentimos e vemos o mundo.

Agora, imagine quando uma marca de moda decide refletir absolutamente todas as pessoas? É exatamente essa a missão da Maria João Camisaria! Essa loja veio para provar que a inclusão não é apenas possível, mas necessária. 

Que tal mergulharmos juntos nessa história inspiradora?

 

Início da Jornada: Uma Necessidade que se tornou negócio

João De Luca Nascimento, fundador da Maria João Camisaria, conta que a loja foi fundada em 2017, mas a inspiração para ele vem de muito antes. 

Crescendo em meio à criação de vestidos de noiva de sua mãe, ele percebeu que a moda sob medida tinha um apelo especial, despertando a ideia de uma moda mais inclusiva. “Se eu, como pessoa LGBTQIAP+, não me encontrava na moda, estava na hora da moda começar a abraçar a todas as pessoas,” afirma João.

 

Joao De Luca Nascimento, em um desfile de moda.

 

A Força da Diversidade na Moda

Em sua estratégia de inclusão, a Maria João foca em representatividade: “toda a nossa comunicação é voltada ao público LGBTQIAP+”.

A Camisaria oferece uma ampla variedade de tamanhos, incluindo opções sob medida, para garantir que cada cliente se sinta representado. “Queremos que todos possam usar nossas peças e se orgulharem”, afirma João.

Se o poder de compra da comunidade LGBT+ fosse somado em escala global, seria a quarta economia mais poderosa do mundo, com um PIB de US$3,9 trilhões anuais, estima a LGBT Capital, empresa que assessora negócios que desejam entrar no mercado LGBT+.

 

Espaço para a Comunidade: Ajudando Artistas a Brilhar

Assim como muitas empresas, a marca nasceu com baixos recursos financeiros, porém a comunidade os ajudou durante os 6 anos de empreendimento.

Através de colaborações com artistas LGBTQIA+, a Maria João oferece espaço para novos talentos. “A forma que encontramos de retribuir a ajuda da comunidade foi dando espaço para talentos LGBTQIAP+ em linhas especiais, como nossa coleção ‘Talentos’ e ‘Love and Respect’, para impulsionar grandes artistas que só precisam de um empurrãozinho!”, diz João.

Um estudo da Open For Business mostra que empresas inclusivas tendem a ser mais inovadoras, pois promovem um ambiente diversificado de ideias.

 

Vencendo o preconceito: Os desafios de ser uma marca LGBTQIA+

Implementar estratégias voltadas para a causa LGBTQIA+ também apresenta desafios. 

A Maria João Camisaria enfrenta obstáculos como o impacto do algoritmo das redes sociais e ataques homofóbicos, o que chegou a levar a desativação temporária de seu Instagram(@mariajoaocamisaria) após denúncias. Apesar disso, a marca construiu uma comunidade sólida de apoiadores que compreendem e valorizam seu propósito, tornando possível superar essas adversidades.

“Temos uma base sólida de apoiadores que entendem nosso propósito e fazem com que qualquer ideia nossa seja possível”, João afirma. 

 

O Impacto: Empoderamento através da Moda

A maior prova de que a Maria João está no caminho certo é a resposta da comunidade. Um exemplo disso é o feedback positivo dos clientes: 

 

“Recebemos mensagens de clientes que tiveram a Maria João como um suporte,  seja para um primeiro jantar com a família após anunciar sua sexualidade, ou aquele casal que fez questão de casar usando nossas peças.”

 

@aboutgabe e @agabscasttronos em seu casamento vestindo Maria João.
Foto por @vinicius.almeida.fotografia

 

A marca tem recebido mensagens emocionantes de clientes que encontraram na Maria João um apoio importante em suas jornadas de autodescoberta. Através de suas peças, a marca transmite uma mensagem de aceitação e confiança, tornando possível que cada pessoa se sinta única e feliz sendo ela mesma.

O compromisso da Maria João Camisaria com a causa LGBTQIA+ vai além das roupas. A marca tem um sonho inspirador: utilizar seu espaço para oferecer aulas de costura para pessoas trans ou em situação de vulnerabilidade, gerando oportunidades de profissionalização e geração de renda para aqueles que mais precisam. Essa iniciativa reflete o comprometimento da marca em promover inclusão, capacitação e empoderamento para aqueles que muitas vezes são marginalizados.

 

Um Recado do João para Você

João aconselha outros lojistas a não terem medo de começar a apoiar a comunidade LGBTQIAP+. A chave é a preparação e, quando chegar a hora, se jogar com paixão.

“Não tenham medo de começar, mas antes de mais nada estudem! Estude tudo o que você irá precisar para começar, e quando achar que é o momento, se joga! Você tem uma comunidade inteira que está aqui para acompanhar seu sucesso.”

O sucesso do empreendedorismo LGBTQIA+ está em crescimento, como evidenciado por um aumento de 252% de empresas fundadas por empreendedores LGBTQIA+ entre 2004 e 2018, segundo o SEBRAE.

 

Ateliê e Loja Física da Maria João Camisaria em São Paulo/SP

 

Um Toque Final de Amor

Na Maria João Camisaria, cada peça é produzida uma a uma, muitas vezes pelas mãos de mães de pessoas LGBTQIA+ (como a de João), criando um toque especial de amor que os clientes podem sentir.

A moda é um arco-íris de inclusão e amor, e também um empreendimento cheio de oportunidades. A Maria João é um exemplo incrível de como as marcas podem abraçar a diversidade e fazer a diferença, demonstrando que a inclusão é um excelente negócio.

Então, que tal dar um colorido especial a sua marca com as cores desse arco-íris? Como o João, você também pode fazer a diferença, não só em seu próprio negócio, mas também no mundo. Vamos nessa? 🌈

 

Conheça a Maria João Camisaria – www.mariajoaocamisaria.com.br

 

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