A Black Friday é a data mais importante do ano para o E-commerce brasileiro, sendo muito esperada tanto pelos consumidores quanto pelos lojistas que anualmente atingem números expressivos de vendas.

 

Porém, se preparar para a Black Friday não é uma tarefa fácil. É por isso que preparamos uma Checklist Black Friday 2023, com as principais dicas e estratégias para a sua Loja Virtual vender muito nessa data imperdível!

 

1. COMECE PELO PLANEJAMENTO

De nada adianta colocar a mão na massa e criar uma alta expectativa de vendas para a Black Friday 2023 sem antes ter se planejado muito bem, não é mesmo?

A gente sabe como a rotina do empreendedor brasileiro é intensa, principalmente aqueles que têm uma equipe enxuta e acabam se complicando na hora de executar tantas tarefas ao mesmo tempo. 

Mas pode ficar tranquilo; antes de começar a execução, é importante que você faça o planejamento da Black Friday. Dá uma olhada:

✅ Defina quais produtos entrarão em oferta (faça uma precificação dentro das suas possibilidades)

✅ Prepare o seu estoque (principalmente daqueles itens com maior giro) com uma boa planilha de controle de estoque

✅ Trace suas expectativas e metas de vendas

✅ Faça alinhamentos e negociações com seus parceiros e fornecedores

✅ Analise sua concorrência

 

2. MELHORE A APRESENTAÇÃO DOS SEUS PRODUTOS

Em uma Loja Virtual quem faz o papel do vendedor muitas vezes são suas fotos, textos e vídeos, ou seja, todo aquele conteúdo que você cria sobre o seu produto.

As páginas de produto bem trabalhadas são fundamentais para garantir a conversão de visitantes em vendas, portanto, não deixe de conferir cada um desses itens:

✅ Melhore a descrição e títulos dos seus produtos

✅ Insira fotos em alta resolução e mostre o seu produto de diversos ângulos

✅ Crie vídeos dos principais itens da sua loja

✅ Peça avaliações dos produtos para os seus clientes

Crie Kits de Produtos para aumentar o seu Ticket Médio

 

3. PERSONALIZE O LAYOUT DA LOJA VIRTUAL

Para o cliente ter uma boa experiência na sua Loja Virtual, é de extrema importância que o seu layout seja intuitivo, organizado e fácil de navegar. Além disso, ele deve conversar com o seu público-alvo.

Em uma data tão importante quanto à Black Friday, nada melhor do que mostrar para quem entrar na sua loja que ela está no clima da campanha, oferecendo vantagens exclusivas. 

Alguns detalhes imprescindíveis para se destacar da concorrência:

✅ Aplique um tema de Black Friday na sua loja

✅ Crie uma categoria “Black Friday” no menu e vincule todos os itens da promoção

✅ Insira Banners promocionais não somente na Página inicial, mas também nas páginas de Categoria, Produto e Carrinho, e mostre a promoção para mais clientes. Você pode fazer isso utilizando o app Banner Inteligente.

✅ Crie Alertas de Vendas que geram prova social e credibilidade para a loja, mostrando que outras pessoas estão comprando naquele momento.

 

4. DEFINA AS AÇÕES DE MARKETING

O Marketing tem um papel muito importante em datas comemorativas, principalmente quando se trata da principal delas para o comércio eletrônico.

Existem diversas ações e estratégias que podem ser utilizadas para vender mais, além é claro de gatilhos mentais, como cronômetros regressivos, que servem como ferramentas de persuasão para converter clientes:

✅ Insira um Cronômetro Regressivo e destaque suas ofertas para gerar senso de urgência

Dê Brindes aos seus clientes, melhorando a experiência de compra

✅ Crie cupons de desconto e divulgue em redes sociais, e-mail marketing e influenciadores

✅ Oferte Combos de Produtos e dê ênfase a esses itens na Página Inicial.

 

5. DEFINA OS SEUS CANAIS DE VENDA

Planejamento feito, layout preparado e ações de marketing definidas, agora é hora de divulgar!

Alguns canais de venda são essenciais para todo e-commerce que busca se destacar e atingir mais pessoas nesse período onde a competitividade é muito grande e todos os lojistas querem chamar a atenção dos clientes para gerar vendas.

Esses são os canais de divulgação mais investidos na Black Friday, e você não pode deixar de trabalhá-los:

✅ Redes Sociais (Instagram, TikTok, Twitter, Facebook)

✅ Influenciadores Digitais

✅ Anúncios Pagos (Google Ads e Facebook Ads)

✅ E-mail Marketing

✅ SEO – Otimização para Buscas Orgânicas

 

6. NÃO ESQUEÇA DO REMARKETING

Digamos que você tenha concluído todos os passos acima, ou seja, criou e divulgou suas ações de marketing. 

Porém, no Brasil, a cada 100 pessoas que entram em uma Loja Virtual, menos de 2 efetivamente compram em média. Essa Taxa de Conversão de 2% é uma realidade a qual precisamos trabalhar para melhorar sempre! 

Daí vem a pergunta: E onde foram parar os outros 98 potenciais clientes que não compraram?

Pois é. Eles estão por aí. Provavelmente navegando em outros sites e possivelmente comprando do seu concorrente. Mas calma! Ainda dá para trazer essas pessoas de volta para o site utilizando o Remarketing. 

Dá uma olhada em alguns canais que você pode utilizar para fazer Remarketing e trazer as pessoas de volta para o seu site:

✅ Google Ads (Rede de Display e Youtube)

✅ Facebook e Instagram Ads (você pode fazer anúncios automáticos apresentando os produtos vistos pelo cliente anteriormente)

✅ Carrinho Abandonado via E-mail (para todas as pessoas que não chegaram a efetivar a compra, mas adicionaram produtos no carrinho)

✅ Carrinho Abandonado via Whatsapp (você pode exportar da plataforma os clientes que abandonaram o carrinho e fazer contato direto com eles para que retornem ao site)

 

7. ATENDIMENTO E PÓS VENDA

Tenho a absoluta certeza que você não gosta de ser mal atendido, certo? 

E quando está ansioso para comprar aquele produto que queria há muito tempo, precisa tirar dúvidas antes de concluir sua compra mas não encontra a informação que precisava? Acha isso frustrante? 

O seu cliente não pode passar por essas situações antes, durante e nem depois da Black Friday. Para garantir um bom atendimento e não ter maiores problemas com isso durante a data, se liga nessas dicas:

✅ Garanta um atendimento eficaz em tempo real

✅ Faça um plantão Black Friday com a sua equipe de atendimento, garantindo a presença de atendentes principalmente nos horários de pico

✅ Esteja presente e online em todos os canais disponibilizados (E-mail, Chat, Whatsapp, Telefone, Redes Sociais)

✅ Compartilhe antecipadamente com o time todos os detalhes sobre promoções, preços, condições especiais e ações de marketing que serão realizadas.

Faça um pós venda com os clientes que compraram e peça feedback sobre a experiência de compra

 

 

Agora que você já tem sua Checklist Black Friday 2023 em mãos, chegou a hora de colocar a mão na massa! 

 

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