O Dia do Consumidor no Brasil acontece este ano em 15 de março, sendo uma das datas comerciais mais poderosas do primeiro semestre e uma das principais do calendário anual.
Para aproveitar essa sazonalidade e impulsionar as vendas, recomendamos aos lojistas fazerem a semana ou mês do consumidor, aproveitando assim o mercado aquecido na principal data comercial do primeiro trimestre. Segundo dados da Funsales – Apps para E-commerce, em março de 2023, os lojistas brasileiros que utilizaram a plataforma faturaram mais de R$ 86 milhões de reais, sendo um dos meses com maior impacto nas vendas do e-commerce em 2023, junto com Dia das Mães, Black Friday e Natal.
Estratégias como Brindes no Carrinho e Kits de Produtos podem aumentar significativamente o ticket médio das compras na loja online, como visto no aumento de 52% no valor médio dos pedidos para lojas de roupas e acessórios que utilizaram a estratégia de Brindes no Mês do Consumidor em 2023.
Nesse conteúdo prático preparamos 5 Estratégias de Marketing para Atrair e Fidelizar Clientes no Mês do Consumidor. Aproveite esse período para potencializar as vendas e fortalecer o relacionamento com seus clientes, fidelizando novos e antigos compradores para gerar vendas todos os dias durante o ano de 2024.
Estratégias de Marketing para Aumentar as Vendas
1. Brinde no Carrinho
A estratégia de Brinde no Carrinho é muito mais do que a simples oferta de um produto gratuito; ela cria uma conexão emocional com o cliente, agregando um valor percebido à compra e à sua marca.
Essa estratégia incentiva a conclusão de compra em menos tempo e aumenta o ticket médio dos pedidos, já que os clientes se sentem motivados a atingir o valor mínimo para receberem seus brindes.
A Loja Saint Germain Brand, por exemplo, aumentou o valor médio dos pedidos em 83% utilizando a estratégia de Brindes no Carrinho Funsales na última Black November.
Oferecer um Brinde no Carrinho também é uma técnica poderosa de fidelização de clientes. Essa ação cria uma memória positiva na mente do consumidor, associando sua marca a uma experiência de compra gratificante e única. Ao receber um brinde, o cliente se sente valorizado e reconhecido pela marca, o que aumenta a probabilidade dele retornar no site e comprar mais vezes, buscando por novas surpresas.
🚀Mão na Massa: Como aplicar a estratégia de Brinde no Carrinho no e-commerce?
- Escolha os Brindes – Defina os itens que você vai oferecer como brindes. Use a criatividade! Pode ser um produto exclusivo, um mimo especial ou até mesmo uma amostra de produto.
- Defina as Regras – Escolha o valor mínimo de compra para que seus clientes possam ganhar os brindes. Garanta que as regras para ganhar o brinde sejam simples e estejam visíveis para o consumidor. Você pode optar por disponibilizar brindes diferentes por faixa de valor de compra, aumentando assim o valor médio gasto pelos clientes.
- Divulgue seus Brindes – Utilize as redes sociais para anunciar a promoção, destacando o valor agregado dos seus brindes. Utilize banners no site para divulgar a ação e personalize os alertas de brinde para chamar a atenção dos consumidores.
A Nerd Universe, loja especialista em moda geek, utiliza o App Brinde no Carrinho Funsales há 4 anos como uma campanha fixa de Marketing para gerar compras maiores todos os dias.
“Utilizando a estratégia de Brindes, a Nerd Universe foi capaz de aprimorar a experiência de compra e facilitar o processo de conversão no site, aumentando em 30% as vendas da loja virtual“, disse Alezi Goulart, fundador da Nerd Universe.
💜 História de Sucesso: Loja para você se Inspirar
Na última Black November a loja Saint Germain Brand, da empreendedora Uana Amorim, teve um impressionante aumento de 83% no ticket médio utilizando a estratégia de Brindes no Carrinho da Funsales. Além da comunicação em todo o site em formatos de alertas e vídeos, eles utilizaram a divulgação em redes sociais e fizeram parcerias com influenciadores para levar a campanha para mais pessoas.
2. Ofertas e Promoções
As promoções de ‘Desconto Progressivo’ e ‘Leve Mais Pague Menos’ funcionam como fortes incentivadores de compras, motivando os clientes a aumentarem a quantidade de itens no carrinho para conseguir maiores descontos. Isso não só aumenta o ticket médio dos pedidos, como também desperta a sensação de comprar produtos mais por um preço menor, uma proposta irresistível para qualquer consumidor.
Além disso, ‘Ofertas Relâmpago‘ com cronômetros regressivos criam senso de urgência, fazendo com que os clientes comprem mais produtos em menos tempo para garantir um desconto exclusivo.
A Nerd Universe, loja online líder no segmento de moda Geek, utilizou essa estratégia e teve resultados surpreendentes: “O App Oferta Relâmpago teve a capacidade de dobrar os lucros do dia, resultando em um aumento de 100% na receita”, disse Alezi Goulart, Diretor da Nerd Universe.
🚀 Mão na Massa: Como aplicar a estratégia de Ofertas e Promoções na loja online?
- Selecione seus produtos: selecione produtos que você quer liquidar do seu estoque para incluir na sua promoção. Dê preferência por itens que possuem maior margem de lucro.
- Defina os tipos de promoção: você pode optar por fazer ‘Descontos Progressivos’ do mesmo produto (ex.: quanto mais itens o cliente comprar, maior será o desconto); ‘Leve Mais Pague Menos’ em todo o site ou então em categorias específicas (Ex.: Leve 4, Pague 3); ‘Ofertas Relâmpago‘ com produtos em promoção por um tempo limitado.
- Destaque a Promoção no site: use banners e a comunicação na loja para anunciar as suas promoções de forma clara e atraente. Divulgue suas ofertas nas redes sociais e envie para uma lista de clientes VIP via Whatsapp e E-mail Marketing.
💜 História de Sucesso: Loja para você se Inspirar
Promoção de ‘Leve Mais Pague Menos’ da Loja Lolli Chic Shop, com destaque no banner principal da página principal do site e criação de categoria com todos os produtos promocionados para facilitar que o cliente encontre todas as ofertas em um clique. Comunicação detalhada sobre a mecânica promocional na página dos produtos para que o cliente tenha clareza sobre os benefícios da promoção.
💎 Dica de Especialista Funsales | Combine Promoções e Venda mais
“Lembre-se que você tem o ano todo para trabalhar suas ofertas. Aproveite esse mês para testar diferentes mecânicas promocionais e analisar qual teve o maior impacto nas suas vendas, assim você pode replicar o modelo nos próximos meses e continuar vendendo. Faça ‘Descontos Progressivos’ ao longo de todo o mês em produtos selecionados e crie ‘Ofertas Relâmpago’ por tempo limitado em dias específicos, como na Semana ou Dia do Consumidor.”
Bruna Guermandi, Especialista em E-commerce e Diretora de Tecnologia da Funsales.
3. Kits e Combos
Montar kits e combos é uma estratégia que combina complementaridade e conveniência, oferecendo aos clientes uma solução completa para suas necessidades com um preço mais atraente. Segundo dados do Relatório Anual NuvemCommerce, publicado neste ano pela Nuvemshop, “29,7% dos lojistas que utilizam a plataforma pretendem utilizar as ferramentas de Kits de Produtos e Combos em 2024 para atrair clientes e aumentar as vendas”.
Esse método não apenas simplifica a decisão de compra e personaliza a experiência na loja online, mas também aumenta a percepção de valor, pois os clientes percebem que estão adquirindo mais por menos. Aplicando essa estratégia, você maximiza seus lucros e otimiza a experiência de compra do cliente.
🚀 Mão na Massa: Como aplicar a estratégia de Kits e Combos na Nuvemshop?
- Faça Combinações de Produtos: Selecione produtos que se complementam ou que são frequentemente comprados juntos. Monte Kits para ter uma página exclusiva da sua combinação no site, aparecendo como um novo produto para o cliente. As lojas que utilizaram essa estratégia com a ferramenta Kits de Produtos Funsales no mês do Consumidor em 2023 viram um aumento de 24% no valor gasto em cada pedido.
- Valorize seus Produtos-Kit: Invista em fotos e vídeos de alta qualidade para mostrar os kits e combos sendo usados em conjunto. Você também pode utilizar o seu próprio celular para fazer imagens em alta resolução para valorizar seus Kits, Combos, Conjuntos e Looks. Crie descrições personalizados para gerar ainda mais valor às suas combinações.
- Marketing Estratégico: Além de divulgar seus Kits e Combos em banners, nas redes sociais, e vitrines do site, crie uma categoria específica para seus Kits, simplificando a jornada de compra e permitindo que os clientes escolham com facilidade o combo perfeito em uma única página. Lembre-se: enquanto as suas combinações estiverem disponíveis na loja, você estará oferecendo produtos complementares para os consumidores, aumentando assim a quantidade de itens vendidos no mesmo pedido.
💎 Dica de Especialista Funsales | Combine Promoções e Venda mais
“Além de mostrar as recomendações de itens na Página de Produtos, com App Compre Junto Funsales você pode criar Vitrines Personalizadas com o seu Combo na Página Inicial da Loja, criando assim uma experiência interativa e única para o seu cliente.”
Bruna Guermandi, Especialista em E-commerce e Diretora de Tecnologia da Funsales.
A Loja de moda Andreza Chagas utilizou a estratégia de Compre Junto para montar e exibir looks.
Estratégias de Fidelização para transformar compradores em clientes fiéis
4. Programa de Pontos
Implementar um programa de pontos é essencial para incentivar a fidelidade de seus clientes! E esse método incentiva o engajamento do consumidor, estimulando que ele troque pontos por cupons de desconto.
Após uma análise de resultados, a Fidelizar+ constatou que uma Loja de Cervejas Artesanais que faturou R$ 9.000.000,00, teve mais de R$ 2.000.000,00 em vendas sendo geradas através do programa de pontos +Fidelidade, ou seja, 27,8% das vendas são originadas de clientes fiéis, exemplificando a importância de clientes fiéis para compor a receita de uma loja virtual.
🚀 Mão na Massa: Como criar um Programa de Pontos?
- Recompensas acessíveis: Ofereça recompensas atrativas e alcançáveis, como descontos, produtos gratuitos e acesso exclusivo a eventos, para tornar seu programa de pontos mais eficaz.
- Facilidade na compreensão: Certifique-se de que seu programa seja fácil de entender e participar. Os clientes devem saber claramente como acumular pontos, qual o valor de cada ponto e como resgatar as recompensas.
- Personalização: Personalize as recompensas com base no comportamento de compra e preferências dos clientes para aumentar a eficácia do programa. Isso pode incluir ofertas especiais em produtos que os clientes demonstraram interesse.
Comece um programa de pontos em sua loja e ofereça recompensas para os seus clientes com a ferramenta +Fidelidade.
💜 História de Sucesso: Loja para você se Inspirar
A Loja Little Bee valoriza seus clientes de diversas maneiras. A loja oferece pontos que podem ser trocados por Cashback e também presenteia seus clientes com Pontos de Aniversário e Boas-Vindas. A opção ‘Responda e Ganhe’ é mais uma forma de recompensa, permitindo que os consumidores ganhem pontos ao compartilharem sua opinião sobre a loja. Essas iniciativas visam tornar a experiência de compras ainda mais recompensadora e especial para todos os clientes.
5. Cashback
O cashback se destaca por devolver uma parte do dinheiro gasto em compras futuras, criando um forte incentivo para o retorno dos clientes. Essa estratégia é eficaz não só para manter a base de clientes atual engajada mas também para atrair novos compradores em busca de mais benefícios em suas transações.
🚀 Mão na Massa: Como fazer Cashback no E-commerce?
- Transparência nas Regras: Seja claro sobre como o cashback pode ser acumulado e utilizado, para que o cliente não se frustre com a loja e crie expectativas errôneas.
- Marketing Eficaz: Destaque o programa de cashback como um diferencial de sua loja, por meio de promoções nas redes sociais e divulgando nas ferramentas de comunicação do site.
- Acompanhamento e Ajustes: Monitore o desempenho do programa e faça ajustes conforme necessário para maximizar a eficácia, isso ajuda a diminuir os riscos de erros técnicos que podem gerar futuras dores de cabeça.
💜 História de Sucesso: Loja para você se Inspirar
Em um intervalo de um mês, a Soldiers Nutrition aumentou em 265% os resgates de sua loja através da ferramenta Cashback no Check-out, o que resultou em mais de 5.000 resgates e um significativo aumento no engajamento do consumidor.
+ Ferramentas para Fidelizar Clientes: confiança gera vendas!
Quando uma nova pessoa entra no site, um fator decisivo para a conversão é ver fotos e vídeos de outros clientes. Com isso, os consumidores podem se inspirar e sentir mais confiança em suas decisões de compra, tornando a experiência na loja ainda mais envolvente.
Essa funcionalidade enriquece a experiência do cliente e fortalece o vínculo com a marca ao criar uma comunidade de consumidores engajados. Ao ver fotos e vídeos de outros clientes, os consumidores podem se inspirar e sentir mais confiança em suas decisões de compra, tornando a experiência de compra ainda mais envolvente.
Comece a usar uma ferramenta de Envio de Fotos e Vídeos com Fidelizar+, a plataforma oferece essa funcionalidade de forma que recompense o seu cliente e te ajude a conquistar Feedbacks positivos.
Além disso, você pode gerar uma sensação de popularidade e urgência, mostrando em sua loja as vendas recentes em tempo real com o App Alerta de Vendas Funsales, aumentando ainda mais a confiança dos clientes, estimulando a ação de compra e transformando visitantes do site em clientes.
🚀 Mão na Massa: Como gerar confiança para novos clientes?
- Comunicação: Utilize as fotos e vídeos enviados pelos clientes em suas comunicações nas redes sociais, e assim passar segurança e credibilidade para futuros clientes.
- Torne Atraente: Incentive os clientes a compartilharem fotos e vídeos oferecendo descontos ou pontos de fidelidade, aumentando a adesão e o engajamento com a ferramenta.
- Interação e Feedback: Interaja com os clientes utilizando as fotos e vídeos compartilhados por eles, respondendo a dúvidas, oferecendo sugestões e demonstrando que suas opiniões são valorizadas.
💜 Loja para se Inspirar:
A Maria Chocolate oferece aos seus clientes a oportunidade de enviar fotos e vídeos em troca de pontos, criando uma experiência interativa e participativa. Compartilhando suas experiências, os clientes acumulam pontos para trocar por descontos e contribuem para uma atmosfera de comunidade e compartilhamento de experiências.
Conclusão
O Mês do Consumidor é uma oportunidade valiosa para os lojistas online impulsionarem suas vendas e fortalecer o relacionamento com os clientes. Ao implementar estratégias como Brindes no Carrinho, Ofertas e Promoções, Kits e Combos, Programas de Pontos e Cashback, é possível atrair novos consumidores, aumentar o ticket médio das compras e transformar compradores em clientes fiéis.
Aproveite esse período de mercado aquecido para testar diferentes estratégias e analisar o impacto de cada uma delas, visando sempre a satisfação e fidelização dos clientes. Não perca a oportunidade de se destacar no mercado e alcançar resultados significativos durante o Mês do Consumidor.
< Conteúdo criado em parceria por Funsales & Fidelizar+ >
Especialista em E-commerce e Marketing Digital, atuo há mais de 12 anos no universo online, ajudando lojas virtuais a solucionarem suas maiores dores e alcançarem o sucesso nas vendas.
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